Regulamento do IV Curso em Biologia Funcional e Molecular (2020)

REGULAMENTO DO CURSO

O Programa Pós Graduação em Biologia Funcional e Molecular - Instituto de Biologia/Unicamp (BFM-Unicamp), anuncia o IV Curso em Biologia Funcional e Molecular, que será realizado entre os dias 03/08/2020 a 02/10/2020. O objetivo é atrair alunos com bom desempenho acadêmico e interesse real em cursar a pós-graduação no programa, e apresenta-los as linhas de pesquisas dos grupos de pesquisadores filiados à BFM-Unicamp. 

O curso sera dividido em fases conforme a seguir:
 

  • INCRIÇÕES 03/08-17/08: O aluno terá a oportunidade de conhecer previamente todos os laboratórios participantes através da disponibilização de vídeos pelos próprios professores/coordenadores de grupo de pesquisa e escolher o que possui mais afinidade para inscrição. Será necessário encaminhar currículo atualizado (plataforma Lattes), histórico escolar e carta de motivação/interesse em participar do curso.

  • SELEÇÃO 18/08-20/08: Essa etapa consistirá na seleção de alunos, conforme a quantidade de vagas disponível em cada grupo de pesquisa. A seleção respeitará critérios definidos nesse regulamento e será feita pela Comissão Organizadora.

  • ENCONTRO COM O ORIENTADOR 31/08-04/09: Em seguida, após etapa de inscrição e seleção, os alunos serão distribuídos entre os grupos de pesquisa. Nessa fase, curso terá um encontro com o professor na primeira semana de setembro (data do encontro a ser determinada pelo professor, mas deve respeitar o calendário do curso). E durante o mês de setembro, o aluno terá palestras nos nossos patrocinadores e atividades que nós vamos desenvolver (bate papo sobre como é a pós graduação, palestras com ex-alunos ...). 

  • ATIVIDADES ONLINE 05/09-01/10: Ao invés de visitar os laboratórios, os alunos terão a oportunidade de desenvolver uma ideia de projeto em parceria com o grupo de pesquisa/professor a qual o aluno foi selecionado.

  • APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 02/10: A última etapa consiste na apresentação de um projeto, que terá um formato um pouco mais livre, em formato a ser definido. A apresentação será feita para a Comissão Organizadora do curso. Alunos que desenvolvem projetos de Iniciação Científica em suas universidades de origem podem inscrever o trabalho em forma de resumo para apresentar neste dia.


A seleção dos candidatos será realizada sob o seguinte regulamento:
A inscrição no IV Curso em Biologia Funcional e Molecular será gratuita e apenas através da plataforma Even3.
Poderão realizar as inscrições no curso: alunos regularmente matriculados  em instituições de ensino superior em todos os cursos que englobem as grandes áreas Bioquímica e Fisiologia (ou recém formados); ter cursado essas disciplinas é pré-requisito para a participação no CVFB 2020; alunos de mestrado com interesse em fazer doutorado no programa BFM também podem se inscrever.

Não será permitida a inscrição de alunos matriculados em cursos de pós-graduação modalidade doutorado (Latu Sensu ou Stricto Sensu);

No ato da inscrição o candidato deve anexar os documentos em formato PDF;

Os documentos requeridos no formulário de inscrição serão elaborados ou fornecidos pelo próprio aluno. Na falta de qualquer documento solicitado no formulário, o(a) candidato(a) será excluído(a) da seleção;

Os candidatos serão selecionados pela comissão baseando-se na carta de motivação/interesse, currículo e histórico escolar;

Caso o número de vagas disponíveis por laboratório seja preenchido, os alunos selecionados serão redirecionados aos laboratórios com vagas remanescentes, com autorização prévia do candidato;

A 1ª lista de aprovados estará disponível no site a partir do dia 21/08. Os candidatos selecionados deverão enviar à comissão organizadora a confirmação de sua participação impreterivelmente até o dia 25/08;

Caso não houver confirmação ou desistência do candidato, sua vaga será disponibilizada e uma 2ª lista será liberada em 27/08;

Os contatos serão feitos via Whatsapp e E-mail para agilizar o processo da confirmação da vaga.

 

Submissão de resumos: dentre os alunos selecionados para fazer o curso, os candidatos que desenvolver projetos de Iniciação Científica ou Mestrado em sua universidade de origem podem submeter o trabalho para apresentação em forma de resumo. Serão disponibilizadas 5 vagas com apresentação em até 10 minutos sobre questionamento científico e problemática (eventualmente poderão ser apresentados resultados, desde que o aluno participante decida por apresentar). 

A avaliação será feita de acordo com a desenvoltura do apresentador em síntese e objetividade na apresentação, principalmente ao respeitar a temática e tempo disponível.

Só serão ACEITOS no IV Curso em Biologia Funcional e Molecular os candidatos que ESTIVEREM NA LISTA DE APROVADOS. A Comissão sugere que TODOS os candidatos se PROGRAMEM.
 
Qualquer dúvida que possa surgir e que o regulamento não prevê, a comissão organizadora terá até 5 dias para discutir e responder aos candidatos.

Patrocinadores

© 2020 Todos os Direitos Reservados. Pós Graduação em Biologia Funcional e Molecular - IB - Unicamp