Participantes do IV Curso BFM poderão apresentar trabalho!

Publicado em 24/08/2020

Nesta edição, nós teremos espaço para apresentação de trabalhos.

Participantes que desenvolvem projetos de IC ou mestrado poderão submeter resumo para apresentação oral (que será no dia 02/10). 

Os 5 melhores resumos serão convidados a apresentar oralmente. E o melhor trabalho apresentado ganhará um prêmio!
Em breve divulgamos os selecionados!

Laboratório coordenado pelo Dr. Carlos Sponton é destaque na investigação do papel do tecido adiposo e complicações da obesidade.

Publicado em 01/08/2020

Através da análise de dados de transcriptoma e proteoma nosso estudo identificou uma proteína altamente secretada pelo adipócito marrom de humanos. Conhecida como proteína de transferência de fosfolipídeos (do inglês, PLTP) demonstramos que a mesma exerce um importante papel regulatório do metabolismo energético. Em camundongos obesos verificamos que a administração de PLTP reduz significativamente a concentração de várias espécies de lipídeos circulantes (por exemplo: esfingolipídeos) que afetam a sinalização da insulina e assim a homeostase glicêmica. Através da ação da PLTP, esses lipídeos são transportados na circulação por lipoproteínas como o HDL e em seguida metabolizados pelo fígado e excretados na forma de ácidos biliares. Em consequência, verificamos que um tipo em particular de ácido biliar (conhecido como ácido cólico) age no próprio tecido adiposo marrom induzindo a termogênese e aumento da captação de glicose desse tecido. Esse processo induz aumento do dispêndio energético corporal e consequente redução do peso corporal. Nosso próximo passo é refinar os métodos desse estudo e assim desenvolver de fato uma terapia. A expectativa é que esses achados possam ser utilizados no tratamento da obesidade e dos distúrbios metabólicos que são normalmente associados a essa condição, como dislipidemias e hiperglicemia. 

 

Sponton CH et al 2020. The regulation of glucose and lipid homeostasis via PLTP as a mediator of BAT –liver communication. EMBO Rep (2020)e49828 

Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.

sponton.jpg

Nano-cell interaction lab é destaque na British Pharmacological Society

Publicado em 28/07/2020

A matéria publicada em 2018 pela revista acadêmica britânica British Pharmacological Society traz uma visão geral sobre a linha de pesquisa do Laboratório de Interações Nano-Células, liderado pelo Prof. Dr. Marcelo Bispo de Jesus, focada nas interações entre nanopartículas com as células do corpo e os riscos envolvidos. 

Na publicação, Dr. de Jesus fala sobre o uso de nanomateriais na medicina e os esforços realizados para entender os mecanismos de nanotoxicidade, além da síntese do trabalho realizado por seu grupo.

Para acessar a matéria na íntegra, clique aqui.

Manual do IV Curso BFM é divulgado!

Publicado em 28/08/2020

Confira o Manual do IV Curso BFM!

Acesse esse link: MANUAL

Patrocinadores

© 2020 Todos os Direitos Reservados. Pós Graduação em Biologia Funcional e Molecular - IB - Unicamp