LEBIMO - Laboratório de Enzimologia e Biologia Molecular de Microrganismos

 

Professor Responsável:  Dr. André Ricardo de Lima Damasio (Lattes)

 

Número de vagas: 2

 

O laboratório se dedica basicamente a 3 linhas de pesquisa: 1) Engenharia de proteínas para o estudo de especificidade de glicosil hidrolases; 2) Melhoramento genético de cepas de Aspergillus para secreção de enzimas alvo utilizando A. nidulans como modelo; 3) Efeito da glicosilação em propriedades funcionais e estruturais de glicosil hidrolases. Ainda que espécies de Aspergillus apresentem características ótimas para serem utilizados como produtores de enzimas em escala industrial, têm se observado que poucos sistemas de expressão heteróloga têm sido desenvolvidos com eficiência.

 

O foco central no LEBIMO é entender alguns processos relacionados à produção e secreção de enzimas como aplicação biotecnológica por fungos filamentosos. Utilizando Arpegillus nidulans como modelo temos tentado manipular alguns genes para verificar o quanto isso interfere na produção de enzimas.

Linha de pesquisa:

Biologia de sistemas aplicada a estudos de secreção de enzimas em fungos filamentosos. Estudo voltado para melhoramento de cepas de Aspergillus para a secreção de enzimas alvo e  também na função da glicosilação no enovelamento e secreção de enzimas ativas em carboidratos (CAZymes).

Patrocinadores

© 2020 Todos os Direitos Reservados. Pós Graduação em Biologia Funcional e Molecular - IB - Unicamp